Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

Resumo: Teorias e práticas na formação de professores







Por: Bruno Ferreira

Recursos de Ensino


Os recursos de ensino fazem parte dos componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno, esse componentes podem ser livros, mapas objetos físicos, as fotografias, as fitas gravadas, as gravuras, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos naturais e assim por diante.
Os recursos de ensino podem ser classificados da seguinte maneira Recursos visuais:    projeções, cartazes, gravuras.
Recursos auditivos: radio gravações
Recursos audiovisuais: cinema, televisão.
            A também os recursos humanos que compõem a escola como: professor, alunos, pessoal escolar, comunidade.
E recursos materiais que se divide entre o ambiente: natural, e escolar e o recurso da comunidade que é a biblioteca, indústrias, lojas, repartições publicas, etc.
Quando o professor us de maneira adequada os recursos de ensino consegue um grande êxito na sua aula.
Os recursos de ensino colaboram para melhorar a aprendizagem do aluno, mas alguns critérios devem ocorrer para que aplique esses recursos como:

-Deve se usar um recurso de ensino para alcançar algum objetivo
-Deve ter um conhecimento profundo do recurso de ensino
-O tempo disponível é outro elemento importante que deve ser considerado.

O professor deve tomar cuidado em alguns aspectos como o excesso de tecnologia, pois nem todos os alunos dispõem de recursos a obter essas tecnologias, o educador tem que ter uma visão da situação socioeconômica da comunidade onde ele da suas aulas.
O professor deve procurar transformar alunos no sentido de capacitá-los para criticar as informações recebidas dando ênfase nos aspectos formativos, procurando transformar o aluno, de simples espectador, de mero e passivo receptor, de elemento manipulado pela mensagem, em elemento manipulador e crítico da mensagem, e importante o educar empregar métodos de ensino que utilizem simultaneamente os recursos orais e visuais.
A descrição de alguns recursos dentro da realidade brasileira de primeiro grau, deixando de lado os recursos tecnológicos.

A lousa
Comecemos pelo recurso mais obvio a lousa ou quadro negro, ela quando usada de maneira adequada ajuda a ser uma ferramenta, pode torna-se um excelente recurso visual.
A lousa tem o objetivo de apresentar esquemas, resumos, quadros sinóticos, registrar dados, visualizar idéias através de desenhos, transcrever e resolver exercícios, apresentar graficamente os tópicos complexos e abstratos.
E um recurso que se encontra facilmente, pois toda escola utiliza, e não exige habilidades especiais.

Flanelógrafo
            Esse recurso se utiliza nas primeiras series do primeiro grau, a flanelógrafo serve para ilustrar textos lidos ou narrados, ilustrar conceitos numéricos, apresentar figuras geométricas, trabalhar com conjuntos.
            Esse recurso permite acrescentar peças no ritmo adequado ao desenvolvimento da aula, deve ocorrer uma preparação das gravuras com antecedência, essas gravuras são ilustrações retiradas de jornais e revistas ou livros.

            Cartazes
            Esse recurso nada mais é do que uma cartolina ou folha de papel contendo uma ou mais ilustrações e uma mensagem, e podem ser de diversos tamanhos e formatos.

            Mural didático
            É um conjunto de elementos subordinados ao mesmo tema, a fim de transmitir determinadas mensagens, o mural tem a finalidade de expor trabalhos dos alunos, afixar jornais de classe, avisos e horários, etc.
            A intenção e de transmitir informações e estimular o trabalho em equipe, a de ter o cuidado de manter o mural sempre atualizado
            Álbum seriado
            É um recurso que organiza a coleção de folhas organizadas, numa cadernação de madeira ou papelão, podem contar fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes, gravuras, etc.
            O álbum seriado permite abordar temas mais ou menos gerais, que permitam sua divisão em partes, enriquecendo uma aula expositiva, ajuda também numa apresentação  mais organizada orientada e dirigida.

            Exposição
            A exposição é uma amostra de materiais, objetos, ilustrações, textos etc., com o objetivo de transmitir uma mensagem, a exposição desenvolve a capacidade de auto-expressão, estimula o trabalho de equipe, forma opiniões.

            Mapas e gráficos
            O uso de mapas e gráficos favorece a intuição direta das coisas, permite fixar os fatos no espaço e indicar os locais onde acontecem, ou ocorreu.

            Portanto recursos de ensino são importantes, pois auxilia o professor em sala de aula fazendo com que estimule o aluno a procurar aprender de forma mais prazerosa, o professor deve preparar uma aula a onde utilize os recursos de forma que estimule o aluno a desenvolver sua criatividade e aprendizagem.


Bibliografia

GRANVILLE, M. Antonia (org). Teorias e práticas na formação de professores. Campinas, Papirus, 2007. (Cap.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário