Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Governo de Gaspar Dutra



Por: Bruno Ferreira

Após a deposição de Vargas, foram realizadas normalmente as eleições  para a presidência. Saiu-se vencedor o general Dutra, eleito pela coligação PSD e PTB,  a constituição estabelecida em setembro de 1946 era fortemente liberal e recolocava o regime presidencialista federalista  e os mandados de presidente e vice tinha 5 anos mantinha a divisão e independência dos poderes executivos, legislativos e judiciário e reestabelecia a independência dos estados e municípios e o voto era obrigatório para os maiores de 18 anos e alfabetizados.
Dutra fez realizações com a criação do plano SALTE que era saúde, alimentação, transporte e Energia o primeiro plano  para a economia brasileira e também a instalação das hidrelétricas  de São Francisco e Pavimentação da Rodovia Rio – São Paulo.
Ao mesmo tempo em que acontecia o governo Dutra no Brasil o mundo passava-se por um momento conhecida hoje na historia como “guerra fria” entre as duas grandes potencias mundiais que eram URSS e EUA, nesse momento o presidente Dutra posicionou-se o Brasil ao lado dos Estadunidenses, esse período o Dutra mandou fechar o PCB e os mandatos de seus membros cassados e as relações com a União Soviética foram rompidas.
Por fim o governo Dutra ainda gastou as divisas estrangeiras acumuladas durante a guerra pagando os Estados unidos  sobre os bens de consumo e o material militar que era sucata que tinha repassado ao Brasil, Dutra deixou o governo com a volta dele o presidente das Massas Getulio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário