Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 14 de setembro de 2013

Literatura e Historia



Por: Bruno Ferreira


A Literatura Serve a Historia?

            Historia e a literatura entre outras ciências vêm se aproximando a partir de novas abordagens levantadas na segunda metade do século no caso da historia através da escola nova e a busca da aproximação de ciências como a Sociologia, Geografia e Psicologia.
            No caso aqui vamos fazer uma ligação entre historia e Literatura a ultima sempre buscando a criticidade a outra criando situações possíveis e inimagináveis, parece sempre que para manter esta ligação deva haver um conflito pertinente que aflore discussões.
            A literatura para a o historiador apresenta-se como meio de denunciar o conflito sociais presentes, relações de códigos formais presentes em uma realidade, ou seja, usando de mais fictícios a historia busca mostrar possibilidades reais dentro da literatura que se faz presente em textos literários como romances e textos teatrais, novelas entre outros.
           
Historia e Literatura: Estudos

            Ocorre vários estudos sobre este tema historia e literatura principalmente com o aparecimento da Escola dos Annales buscam novas metodologias a respeito dessa nova narrativa histórica, gerando sempre debates  epistemológicos.
            Citamos aqui alguns historiadores a respeito como (Braudel, Foucaut, Julia Kristeva, Derrida, Todorov) entre outros e por filósofos, buscando utilizar nessas obras aspectos intrínsecos e extrínsecos estabelece ai relações entre texto e contexto.
            Buscando ter respeito pela obra abordada e observar a finalidade que levou a sua objetividade.


Considerações Finais
           
            Com os esforços feitos para manter essa relação entre historia e Literatura percebe que aparece ai um espaço de intertextualidade, ou seja, a abordagem ficcional deixa penetrar, interrogar, e permite o estabelecimento de relações  que apresenta uma forma de pode chegar no recorte sobre o real social e político.
            O texto ficcional estabelece relações com a historia sem do  texto ficcional retirar o caráter suave de transmissão da mensagem literária e também  história real que esta presente nele.
            Portanto a historia e a literatura buscam entrar em contato uma com a outra de forma que ambas não percam a sua identidade e não se pecam da finalidade essas são fundamentais para a relação de ideias contextos e momentos históricos e também a difusão de critica, reflexão uma buscando sempre a veracidade e a outra denunciando aspectos sociais de forma literária abordada em textos que são compostos por personagens.
           
Referencias Bibliográficas

Literatura e Historia – Perspectiva e Convergencias

Prof. Dr. Luiz Eugenio Vescio; Ed EDUSC: Ed 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário