Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Americo Vespucio

Por Fernando Rebouças
Navegador italiano, Américo Vespúcio  nasceu em 9 de março de 1454, na cidade de Florença, Itália. Faleceu em 22 de fevereiro de 1512, em Sevilha, Espanha. Filho de uma família aristocrática de Florença, aos 17 anos, começou a trabalhar como contador bancário para a família Médici.
Américo VespúcioEm 1489, em Sevilha, conheceu um dos sócio as família Médici, Giannoto Berardi, um financiador e armador de navios. Posteriormente conheceu Colombo no retorno de sua primeira viagem.
Dez anos depois, Américo Vespúcio, participou na expedição de Alonso de Hojeda. Partiram de Cádiz em direção a costa norte da América do Sul. Retornou a Espanha em 8 de junho de 1500.
Em carta endereçada ao ex-patrão Lorenzo di Médici, Vespúcio descreveu a viagem como comandante, o que entusiasmou D. Manuel I. Mesmo hesitando em navegar sob bandeira portuguesa, navegou de Lisboa às Ilhas Canárias em 13 de maio de 1501.
Em novas expedições realizadas ao lado Gonçalo Coelho, pode descrever em novas cartas enviadas as Lorenzo de Médici a respeitos do pau-brasil e dos nativos das terras brasileiras. Em 10 de agosto de 1503, após avistarem o atual arquipélago de Fernando de Noronha, o navio de Gonçalo naufragou depois de atravessar alguns recifes.
Vespúcio buscou um porto para aguardar o restante da esquadra, porém ,depois de oito dias, percebeu que parte da esquadra tinha o abandonado, seguiu viagem e construiu uma feitoria em Cabo Frio. Quando retornou a Europa, ficou famoso devido a publicação de uma pequena narrativa literária a seu respeito.
Depois de sua terceira viagem, permaneceu em Lisboa. Logo, retornou a Espanha, onde recebeu em 24 de abril de 1505, a naturalização da Corte espanhola.
Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u681.jhtm
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=1277

Nenhum comentário:

Postar um comentário