Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 30 de março de 2013

A História da Páscoa





Por: Bruno Ferreira


A tradição da páscoa para os cristãos acontece no momento em que Jesus de Nazaré Messias dos cristãos e entregue ao governo de Pilatos governador da Judeia região que estava sobre o domínio do império romano, este que foi entregue por uma traição de um dos seus discípulos Judas Escariotes ele entregou Jesus para os Judeus que julgavam Jesus como herege aos mandamentos da lei de Moises o antigo testamento ou torá.
            A paixão de cristo conhecida para os cristãos são as ultimas horas em que Jesus permanece com seus discípulos, antes de ser entregue ele oferece aos seus discípulos uma refeição na qual ocorre grande simbolismo em que Jesus não apenas está oferecendo uma refeição mas o corpo representado pelo pão e o sangue representado pelo vinho, esta celebração permanece até os dias de hoje para as varias comunidades cristãs pois ao final desta ele o próprio Jesus diz que fazeis este momento como memória dele.
            Após ser capturado e julgado pelos Judeus e levado para o  governador romano a onde tenta dar a sua libertação mas é condenado pelo povo em uma escolha de presos no qual foi escolhido Barrabas para ser solto no lugar de Jesus, a partir daí começa o flagelo de Jesus até sua crucificação com sua morte o corpo e retirado e enterrado em uma tumba, ao passar poucos dias Maria mãe de Jesus vai ao tumulo a onde e surpreendida por um anjo onde anuncia a ressurreição de Jesus mais tarde o próprio Jesus aparece a essas mulheres e anuncia sua aparição aos seus discípulos.
            A Ressurreição marca o começo do cristianismo pois a partir daí os seus discípulos começaram a pregar pelo o mundo, levando a boa nova de que Jesus cristo era o filho de Deus e que voltaria um dia para o julgamento e salvação da terra.
            Esta tradição dura até os dias de hoje com a comemoração da páscoa e da famosa sexta feira santa da paixão de Jesus cristo a onde é lembrado os seus últimos momentos na terra, a páscoa cristã e diferente da páscoa dos Judeus.
A Páscoa Judaica é comemorada pelos judeus, que festejam através do Pessach que é a celebração do povo judeu dos anos de escravidão no Egito. Para os Judeus a páscoa e a celebração do Pessach dura oito dias. Segundo consta nos ensinamentos do judaísmo, a páscoa é um período de renovação, mas não tem qualquer tipo de vínculo com a proposta do cristianismo.
Os judeus costumam participar de uma série de rituais para a páscoa e relembram o chamado que Abrão recebeu de Deus em sua trajetória. A data comemorativa se destaca como uma das mais importantes do calendário judaico porque comemora a libertação do domínio egípcio. A partir desse episódio, várias tradições passaram a fazer parte da cultura dos judeus.
Então como vemos a Páscoa e um momento de comemoração para o povo judeu mas que é diferente para o  povo cristão pois está marca a morte e ressurreição de cristo o Messias, percebendo que está tradição se faz com maior força na igreja católica criando o teatros e procissão no meio protestante é destacado com maior força a ressurreição de Cristo.
Com o passar dos anos a data foi capitalizada pelo sistema econômico vigente e passou a ser explorada como venda de chocolates, e de presentes a figura de cristo também foi sendo substituída pelo do coelho que representa para alguns povos pagãos a prosperidade ou seja a páscoa cristã foi sendo contaminada por rituais de outra religiões a partir do aglutinação da igreja católica junto as varias religiões dos povos bárbaros que havia na Europa.

domingo, 24 de março de 2013

A Mulher na Familia Grega






Por: Bruno Ferreira


               A mulher durante, a vida inteira, submetia-se à autoridade  de um senhor. Quando solteira, dependia do pai. Quando casada, submetia-se ao marido. Quando viúva, dependia do filho ou do tutor designado no testamento do marido.
     A mulher permanecia geralmente dentro de casa, recebendo visitas só das antigas ou de parentes próximos. Aparecia em público apenas nos dias de festa.
     A regra era o marido passar o dia inteiro fora de casa. Enquanto isso, a mulher era a verdadeira dona do lar, executando inúmeras atividades, como dirigir o trabalho domestico, vigiar os escravos, regular as despesas do família.
                    Portanto a mulher na grecia era de segunda categoria e dependia do homem a vida toda quando não era seu pai, era seu marido e no caso da morte deste o de seu filho ou tutor responsavel, a mulher era uma mercadoria, apenas as mulheres nobres tinha um grau maior na hierarquia mas mesmo assim era submissa.

sexta-feira, 22 de março de 2013

A História do Cinema




Por: Bruno Ferreira


Esta que conhecida como a sétima arte, e que ganhou o publico do mundo inteiro tem seu inicio com a invenção dos irmãos francês conhecidos como Irmãos Lumieres, eles fizeram uma apresentação publica que ficou conhecido como cinematografia.
O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.
Esta tecnologia inventada no fim do século retrasado começa com a invenção de  um sistema conhecido como jogos ópticos, com a utilização de camarás fotográficas, aos poucos surge novas técnicas que favoreceram a criação de câmeras mais portáteis e novas tecnologias de filmagem, mas foram com os irmãos Lumiere que o cinema e a tecnologia cinematográfica ganhou o mundo.
Durante 30 primeiros anos do cinema era mudo, ou seja, sem voz ao nas filmagens, as apresentação dos filmes contavam com orquestras presentes para dar o som aos filmes, destacando neste período do cinema o mundo o grande ator Charles Chaplim que foi um dos maiores atores do cinema mundo, sua arte ganhou o mundo no seculo XX, ele virou uma estrela do cinema mundial.
Com o surgimento do áudio o cinema ganhou força e espalhou-se pelo mundo de forma maior ainda. O filme que era pequeno de apenas 15 minutos aumentou conforme os anos o tempo de duração. Ate a primeira guerra Italia e França possuíam as principais industria de cinema, com a vinda da guerra a industria de cinema foi arrasada e surge nos Estados Unidos a nova industria do cinema.
Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todas as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, indios orientais e etc, um "banquete" de coadjuvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta.
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e às vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Em contra partida a Hollywood outros lugares pelo o mundo investiram no cinema, na França surge o cinema impressionista, na Espanha destaca-se  o cinema surrealista do diretor Luis Bunel, Na Rússia o cinema tem forte importância com o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "O Couraçado Potemkin" 
Então surge o sim em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme. Ao final de 1929 os filmes produzidos em Hollywood já eram quase que totalmente falados.
O uso do som fez com que o cinema ganha-se diversos gêneros e tipos os filmes passaram por uma classificação mais criteriosa.
Até 1960 cada década tinha seu perfil de filmes preferidos para ser lançados ao grande publico na década de 30 destaca-se os filmes históricos ou bíblicos destacando-se filmes como os “Dez Mandamentos”.outros também de Gagsters, e de Ficção cientifica podemos destacar o Frankstein e Dracula.
Na década de 40 fez com que os Estados Unidos e a Inglaterra fizessem filmes com apelo patriótico, como Casablanca estes filmes tinha como intuito promover a propaganda Antinazista e também a indústria de guerra.
No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos.
Podemos ver que cada década até os dias de hoje os filmes avançaram muito passando de uma mera camara que tirava fotos para filmagens em altas câmeras e sons que ultrapassam as paredes do cinema, podemos destacar o avanço da tecnologia cinematográfica, o elenco a profissionalização cada vez maior de uma industria que surgia muitos prêmios foram criados para dar para os melhores atores e cinemas, como o Oscar, Globo de Ouro, e Urso de Ouro, o avanço destas tecnologias criaram estrelas do cinema como Charle Chaplin, James dim e outras grandes estrelas hoje os filmes vazem parte da vida humana cheio de fantasia e imaginação a industria do cinema mundial meche com uma economia que movimenta Bilhões ao ano.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Brasil Espanhol; a União Ibérica



Imagem de D. Filipe 

Por: Bruno Ferreira


O império português sobreviveu como tal até quando D. Sebastião, armou uma poderosa esquadra e foi em direção a África para enfrentar os mouros, seria ai uma das derrotas mais trágicas da Cristandade, naquele dia o exercito de D. Sebastião foi derrotado pela cavalaria dos Mulçumanos e D. Sebastião morreu no campo de batalha sem deixar herdeiros diretos quem assumiu foi seu Tio que era Cardeal ele governou por 17 meses sem deixar herdeiros também, pois o vaticano não o liberou do celibato.
O sucessor do reino Português foi Filipe II que era filho da infanta portuguesa e do altivo Carlos V, foi ele um dos imperadores da Espanha mais ambiciosos que ocupou o trono português, apesar de conquistar Portugal e seus domínios inclusive o Brasil ele adotou uma política conciliatória manteve a autonomia, leis e língua e a estrutura administrativa portuguesa de pé. Ele reforçou a política com os nobres portugueses  e assegurou a continuar o direito de transportar os escravos da áfrica para America.

Mapa dos domínios da União Ibérica.

O Brasil neste papel todo saiu de mero coadjuvante para trocas comerciais com o restante do globo, a colônia brasileira e suas antigas capitanias expandiram e fizeram ligações do sul do Brasil com a região do Prata criando um maior comercio nesta região, fundaram diversos povoados, foi nesta época entre 1580 e 1615 que os bandeirantes aumentaram sua busca ao interior do Brasil, quando a União Ibérica encerrou-se com o reinado de Felipe IV o grande território tomado pelos bandeirantes passou a pertencer não mais a Espanha mas ao Brasil, durante este período de predomínio espanhol o Brasil segundo alguns historiadores ganhou algumas vantagens sob o domínio espanhol, com  a chegada de Filipe IV a administração que estava ocorre de forma tranquila começa a desandar.
Ao longo desse período os holandeses buscaram invadir o Brasil na região do Nordeste e conseguem no ano de 1630, além de sofrer ataques dos piratas ingleses após isto surge a dinastia dos Bragança conquistando o trono novamente com o Rei Dom João IV, chega ao Brasil dois meses depois o vice Rei chamado de Marquês de Montalvão herói lusitano das guerras contra a Holanda, este vice rei foi ao Brasil garantir a legitimidade de D. João IV
Observar que a audácia de Felipe I ao tomar para ele a posse do reino Português garantiu uma poderosa Espanha com uma enorme frota naval, mas sua política pouco desenvolvimentista não resultou no avanço de uma poderosa indústria, continuou com sua política metalista o grande objetivo dos futuros filhos de Felipe I era de garantir a posse do trono português e do imenso império ultramarino, o Brasil continuou a ser explorado mas com maior eficiência e com o  passar dos anos ficou insuportável sustentar a União Ibérica.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Games de História


Games de História.


Essa é uma das mais novas paginas do Blog História Interessante Nela está um dos games que é usado é muito a história como enredo, vejamos alguns.


Esse game que é um dos melhores do gênero de estrategia que utiliza é muito a história como enrendo Age Of Empires, entra para a história dos games de estrategia por sua inovação em gráficos  esse jogo que divide-se em três partes e começa contando a história desda da idade Antiga até o começo do descobrimento em gráficos 3D do Age Of Empires III utilizando para isto a história como enredo do jogo muito bem detalhado e com um trabalho de pesquisa grande nessa areá sem duvida nenhuma a serie Age Of Empires entra para história dos Games de computador é um dos melhores do gênero.


Age Of Mitology e outro jogo de estrategia que não utiliza exatamente a história como plano de fundo mas utiliza a mitologia dos gregos e romanos que fazem parte da história, com ótimos gráficos o jogo surpreende nte digo sempre que esse jogos são ótimos para pessoas que querem saber da historia de um mogo divertidos e interessante.


Outro ótimo jogo de estrategia que utiliza da história e o Civilization esse jogo você escolhe uma das civilizações e leva ela a seu máximo tecnológico e ótimo para a compreensão do processo histórico e geográfico e como as coisas "evoluíram" indicado para pessoas que gostam de jogos de estrategia.


Rise of nations na minha opinião o melhor jogo de estrategia histórico a onde o processo histórico  geografico, tecnológico e cultural se apresenta de forma mais clara, esse jogo que é destinado para qualquer idade, nele você escolhe a nação e leva ela ate os dias atuais.



Domine 6.000 anos de história desde a Idade Antiga até a Era da Informação. 



Em Breve colocaremos mais jogos nessa nova página do blog História Interessante.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Terrorismo no Século XXI




Por: Bruno Ferreira


O terrorismo pouco tem a ver com filmes de terror, mas que passa medo em muitos países ocidentais como Estado Unido está pratica é fomentada por grupos de origens árabes que levam em sua doutrina a fé islâmica como afirmação dos seus ataques terroristas pelo o mundo.
Esses ataques terroristas perseguem principalmente os Estados Unidos e países centrais como Inglaterra, França e Espanha, podemos destacar ataques em olimpíadas e embaixada dos EUA, mas o maior e mais famoso ataque terrorista aconteceu em 11 de setembro do ano de 2001 e foi contra os Estados Unidos.
Articulado por uma organização criminosa chamada AL Qaeda, e foi articulado por Osama Bim Ladem fomentador e criador desta organização para amedrontar os Estados Unidos nesse dia 11 de setembro os Estados Unidos sofreu ataques em um dos seus símbolos as grandes e enormes torres gêmeas de Nova York derrubando com dois grandes Boings que atingiram elas em cheio, fazendo com que a estrutura do prédio não ficasse precárias e acabou caindo matando milhares de pessoas.
Não apenas o ataque aconteceu em Nova York, mas também tinha como objetivo a Casa Branca onde não aconteceu, mas conseguiram atacar o pentágono, a partir daí o presidente dos Estados Unidos, Geoge Busch organizou o exercitou americano e começou a casar os terroristas começando pelo Afeganistão e depois os inimigos americanos como Iraque, causando grande inimizade com o povo islâmico.
Busch conseguiu seu objetivo tomou o Iraque e o Afeganistão, mas não pegou o principal inimigo americano Osama Bim Ladem, conseguiram novamente os americanos em nome da democracia matar milhares de pessoas no Iraque e causar grande dificuldades aquele povo tirou do poder o temido Saddam Hussein, grande e antigo ditador iraquiano que o pegou e julgou e levou a pena de morte.
Com a chegada de Barack Obama ao poder a política externa americana mudou Barack tirou aos poucos essas tropas estadunidenses dos países atingidos e ao final do seu primeiro mandato como presidente o conseguiram capturar  o terrorista Osama Bim Ladem, terminando a grande guerra ao terror.
Portanto muitos teóricos da conspiração e até estudiosos do assunto acreditam que o terrorismo foi uma célula fomentada há anos pela CIA para que possam acontecer guerras contra esses países principalmente para derrubar o Iraque que tem grandes reservas de petróleo, ocorre até hoje uma grande conspiração a respeito destes eventos.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Informe

Olá Pessoal venho aqui informar que agora tenho um blog que fala sobre teoria da Conspiração e se chama
Planeta Illuminati 
http://planetailluminati.blogspot.com 

sexta-feira, 8 de março de 2013

História do Dia Internacional da Mulher





Por: Bruno Ferreira


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade


A História começa em 08 de março de 1957, operarias de uma fabrica de tecidos localizada na cidade de Nova York organizaram uma grande greve, esta greve buscava melhoria nas condições de trabalho como menor jornada de trabalho, e tambem buscava reajustar o salário no mesmo valor do que os homens tinham direito.
            Esta manifestação foi reprimida com total violência, elas foram trancadas na fabrica e foram queimadas, num total de 130 mulheres mortas, num ato totalmente desumano, mas somente anos mais tarde em 1910 na Dinamarca e que ficou determinado que o dia seria o dia internaciona da mulher, mas apenas em 1975 que a ONU oficializou o dia.
            No seculo XX a mulher teve um grande salto e com muitas lutas e que elas ocupam hoje cargos importantes como é o caso do Brasil onde em 2010 foi eleita a primeira mulher presidenta da Republica.
            No Brasil a luta da mulher começou com o direito ao voto adquirido em 1932 onde elas ganharam o direito ao voto e serem eleitas a cargos públicos, a história da conquista da mulheres vem de alguns séculos e que ganha força nas ultimas décadas.
            Portanto criação da data não tem apenas o objetivo de comemorar o dia das mulheres mas discutir o papel da mulher no mundo, através de conferencias reuniões buscando sempre melhorias e avanços nos direitos das mulheres, no Brasil podemos destacar a lei Maria da Penha que teve um grande avanço no direito da mulher, esta lei determina que a prisão de agressores como no  caso de maridos violentos.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

terça-feira, 5 de março de 2013

A HISTORIA de HUGO CHAVEZ





Por: Bruno Ferreira

“Me condene Burguesia, me condene quem quiser, a História me Absolvera”


“No mesmo dia em que Joana Dark morreu Hugo Chávez  deixa o povo venezuelano e sua luta contra o câncer, a vida e a história de Chávez e marcada por lutas, lutando por sua vida, e lutando sempre pelos menos favorecidos concerteza ele entrou para a História.”

Hugo Rafael Chávez Frías 28 de julho de 1954 foi um político e militar venezuelano foi 56º presidente da Venezuela idealizou a chamada revolução Bolivariana, defendendo a revolução bolivariana, promovendo o chamado socialismo do século XXI é fortemente critico do neoliberalismo e das relações com os Estados Unidos.
Sem duvida nenhuma ele vai gerar polemicas históricas

Vida pessoal
Chávez é o segundo de seis filhos de Hugo de los Reyes Chávez e de Elena Frías de Chávez, ambos os professores de carreira. Hugo e o seu irmão mais velho foram viver com a avó paterna Rosa Inés a pedido do pai, ainda durante a infância.Frequentou a escola primária no Grupo Escolar Julián Pino, em Sabaneta.
 O ensino secundário foi cursado no Liceu Daniel Florencio O' Leary, na cidade de Barinas. Desde a sua juventude, Chávez é um apreciador de atividades esportivas, em particular do baseball.Aos dezessete anos, Chávez ingressou na Academia Militar da Venezuela, graduando-se, em 1975, em Ciências e Artes Militares, ramo de Engenharia. Prosseguiu na carreira militar, atingido o posto de tenente-coronel.
Chávez casou-se duas vezes: a primeira com Nancy Colmenares, com quem teve três filhos (Rosa Virginia, María Gabriela e Hugo Rafael) e a segunda com a jornalista Marisabel Rodríguez, de quem se separou em 2003 e com quem teve uma filha, Rosinés. Além disso, Chávez também manteve uma relação amorosa por cerca de dez anos com a historiadora Herma Marksman enquanto era casado com a sua primeira esposa.
Os sítios de notícia o dão como responsável pelo cancelamento de concessoes de funcionamento a canais de televisão e rádios do setor privado.. Ainda há aqueles que denunciam o seu governo como uma ditadura, que persegue os adversários políticos.

VIDA POLITICA
Chavez foi fundador do movimento quinta Republicana, e da esquerda política foi protagonista do golpe este que tinha como objetivo tirar o então presidente Carlos Andres Peres, mas de forma legal Chávez foi eleito presidente em 1998 jurando sob a nova constituição o que iria fazer como presidente, novamente foi reeleito em 2000 e 2006.
Chavez promoveu as missões bolivarianas, centro de uma política assistencialista, cujo objetivo e combater os males de um pais de excluídos e fomentar a justiça social combater o analfabetismo, desnutrição, e a pobreza e tantos outros problemas sociais.
Ganhando forte popularidade e durante seu processo político começa articular uma liga de partidos de esquerda PSUV, durante seu governo procurou centralizar o poder controlando também a Assembleia Nacional, Tribunal Supremo de Justiça e Banco Central Venezuelano e a Indústria Petrolifera.
Hugo foi promotor do antiamericanismo, anticapitalismo e apoiou a autossuficiência econômica e defendeu a cooperação das nações pobres do mundo, sua atuação na America latina foi a criação da ALBA apoio logístico a países aliados.
A política Chavista provocou grande inimizade americana por sua postura contra a poltiica americana no mundo, os Estados Unidos Caracterizou ele como inimigo da democracia na America Latina, o ex presidente e muitos partidos de direita e centro direita criticou sua política na Venezuela por sua forte postura como “suposto ditador” este ditador que foi eleito pelo povo.
 O "autoritarismo" de Chávez e o "amplo espectro de políticas que minaram os direitos humanos" no país, durante seu governo. Por outro lado, muitos outros governos simpatizam com sua ideologia e/ou agradecem as trocas bilaterais e os acordos de ajuda mútua. Em 2005 e 2006 ele foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.
Hugo chaves este que atacou o governo legitimo, também foi atacado por seu governo que era legitimo numa tentativa de golpe mal dada pela oposição, onde ocorreu muitas mortes, onde foi afastado do poder mas voltou ao poder por meio das mãos do povo, anos depois este golpe foi atribuído  ao Estados Unidos, este ultimo tinha fomentado grupos contrários e minoritários na Venezuela.
Em 4 de junho de 2002 a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos aprovou uma Declaração Sobre a Democracia Na Venezuela, condenando o golpe de estado ocorrido em 11 de abril daquele ano.
A economia da Venezuela nunca foi estavel tendo picos de suposta estabilidade e levando o povo a crise social, com Chávez o espaço social ganhou força, mas a crise afetou os mercados e a inflação fez crescer ainda mais nos últimos anos, a grande riqueza da Venezuela e o petróleo traz para os cofres públicos grande receita dando dinheiro suficiente para Chávez fazer sua revolução.
Sua política social conseguiu resultados significantes diminuindo a pobreza e a miséria no seu pais, por outro lado tudo o que foi feito foi por meio de uma força “autoritária”, mas onde a maioria do povo sustentou Hugo no poder até o aparecimento de seu câncer onde vem sofrendo por um longo tempo, em 2012 foi tratar de seu câncer em cuba a onde a oposição da Venezuela queria noticias sobre o presidente eleito em 2012, mas onde só veio a ver em 2013 e logo foi a óbito.
Hugo Chavez morreu no dia 5 de março de 2013 segundo o vice-presidente Nicolás Maduro Hugo Chávez morre aos 58 anos na capital Caracas, às 16h25m locais, deixando um ambiente político nada favorável, pois morre deixando um poder vago, onde a constituição garante que o presidente da assembleia nacional assuma o poder, mas o vice presidente busca pelo direito de sucessão o poder político da Venezuela.
Por fim como vemos a figura de Hugo Rafael Chavez Frias e controverso sempre acusado por seu estilo e sua opinião autoritária, mas sempre justificado por sua  postura no combate a pobreza e miséria do seu pais tirando poderes de uma elite que pouco se preocupou no bem estar do povo venezuelano, Chavez faz parte de um movimento de esquerda que tomou a presidências da republicas na America Latina, esse movimento vem combater o neoliberalismo pregado antes que pregava um estado mínimo, hoje vemos as democracias da America Latina composta por presidentes de esquerda que procuram justificar sua eleição na busca da igualdade social, como ele mesmo Hugo Chavez disse parafraseando o amigo Fidel Castro  Me condene Burguesia, me condene quem quiser, a História me Absolvera”

 Por: Bruno Fereira