Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Resumo: Revolução dos Bichos








Por: Bruno Ferreira



O Senhor Jones era o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente
Conta a história de uma fazenda O Velho Major (porco) teve um sonho, sobre uma revolução em que os bichos seriam autossuficientes, sendo todos iguais. Era o princípio do Animalismo. O Major morreu, mas mesmo assim os animais colocaram em prática a ideia do líder, fazendo a Revolução dos Bichos.
Quem administrava a fazenda após a revolução dos bichos era bola de neve, sendo este o mais culto e inteligente, considerava-se igual a outros animais não tendo privilégios, porem Bola de Neve tem um assistente Napoleão que é um dos seus assistentes e procura ter o poder.
Napoleão mostrou-se competente e justo no começo, mas depois passou a desrespeitar os SETE MANDAMENTOS, os quais firmavam as ideias animalistas. Depois de aproximadamente 5 anos, Napoleão passou a ocupar a casa do Sr. Jones, bebia álcool, vestia as roupas do ex-dono, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos.
Com isso instalava um regime autoritário e considerava superior aos seres inferiores e sem direitos. Por essa época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano e os homens com quem se confraternizava. Napoleão conseguiu sair vitorioso graças à ajuda de Garganta (porta voz do ditador), porco servil e obediente e que, através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles.
Os mandamentos escritos por Bola de Neve era justamente o contrário de que Napoleão fazia, era a não convivência com humanos.
Mandamentos: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais. Napoleão, aos poucos, alterou todos os mandamentos
A Revolução que se deu por idéia do "Major", tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.
Com a chegada de Napoleão ao poder mostra que era um verdadeiro ditador e domina a granja a seus prazeres buscando fazer isso de forma amistosa, porem se mostra um déspota.
Portanto a Revolução dos Bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o "sonho do poder".
 Esse livro é esclarecedor pois mostra a forma de certos governos durante a história da humanidade e usa para isso metáforas

8 comentários:

  1. Ajudou-me com meu trabalho da escola ;)

    ResponderExcluir
  2. Espero que eu passe no trabalho com isto!

    ResponderExcluir
  3. tomara que consiga passar no trabalho com isso

    ResponderExcluir
  4. Amei, amei. Com isso entendi melhor sobre a relacaodo filme com a revolucao Russa.

    ResponderExcluir
  5. obrigado !!!
    vou tirar 10 no trabalho...

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE VOU TIRAR NOTA MÁXIMA NO TRABALHO COM ESSE RESUMO!
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado , me auxiliou muito no trabalho escolar.

    ResponderExcluir