Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Sociedade do Espetáculo



Por: Bruno Ferreira

A sociedade do espetáculo foi sendo criada durante os últimos 200 anos com o modo de vida do modelo econômico capitalista o aparecimento de uma vida de aparências, foi sendo formada a partir do surgimento do status quo, o surgimento de uma burguesia que serve de exemplo para as chamadas classes inferiores chamadas por Marx de proletariado.
A sociedade que temos hoje está impregnada por esses signos de consumo e de aparências diariamente vemos estes em meios de televisão, internet, jornais e rádios propagando um modelo de vida a onde não apenas a utilidade do produto é vendida mais também a marca contida nele criando um fetiche nesta mercadoria ter determinado bem significa sucesso.
A luta diária do homem por bens de consumo cria um falecimento e um câncer na sociedade criando uma busca frenética, os bens de consumos estão presentes em shoppings que são o templo do consumo capitalista, o verdadeiro espetáculo das marcas diversos produtos, como fest foods, roupas e aparelhos domésticos entre outras coisas.
A utilidade perde significado diante da necessidade de aparecer com esse bem perante a outras pessoas, criando um espetáculo, a partir do momento que está pessoa mostra que tem um determinado bem de consumo ou mesmo que está bem sucedida profissionalmente ou que alcançou a fama.
As pessoas tende a mostrar a que alcançou a fama e o sucesso por meio de seu trabalho, porém pouco interessa em muitas os meios que foram utilizados para chegar a essa fama se foi honestamente ou não, em muitos casos essa utiliza de sua influência para matar ou tirar essa do caminho para enfim chegar ao sucesso.
Para quem assiste essa estrela de tv, cinema, ou musico pensa que este utilizou das formas mais honestas para chegar ao sucesso, porém são escondidos o pensamento e o verdadeira pessoa, criando com a ajuda do marketing outra pessoa para ser apresentada a sociedade, isto é utilizado por artistas dos mais diversos segmentos e também por políticos.
Por fim a sociedade do espetáculo aparece com uma mágica fábrica de sonhos e aparências utilizando para isso o Marketing e a Propaganda, criando na sociedade pessoas belas por dentro e por fora, mas que na verdade estão enfeitadas por fora e escondem o que de fato são, além de criar um consumo frenético por determinada marca deixando a verdadeira busca da funcionalidade vendo apenas a aparência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário