Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

A História das Cidades: Um Processo de Construção Urbana

    


Por: Bruno Ferreira


As cidades nem sempre foram o que são na maioria hoje, compostas de casas, prédio, pontos comerciais e industrias observamos que o processo de construção das cidades e o conceito urbano surge na pré-história, porém essas não eram cidades mas pequenas comunidades familiares conhecidas como Monos ao longo dos anos o processo de construção de comunidades construiu as primeiras vilas e logo as primeiras cidades da antiguidade.
As primeiras cidades a serem construídas encontra-se na região da Mesopotâmia e Egito com o desenvolvimento das civilizações estas se expandiram pelo mundo varias e famosos centros de comercio onde circulava além da economia uma troca de culturas essas cidades eram protegidas por muralhas utilizadas para a defesa contra inimigos, uma das mais famosas era Troia com uma gigantesca muralha, só viu a sua derrota diante do presente dado pelos Gregos que era um Cavalo que foi a derrota da cidade, já que este estava cheio de soldados que abriram os portões da cidade para a invasão dos Gregos.
A outras cidades famosas na antiguidade como Alexandria com sua gigantesca biblioteca, ou a Babilônia com seus Jardins Suspensos, ou ainda as cidades que eram Estados na Grécia como a famosa Esparta composta com os melhores guerreiros da antiguidade, e Athenas rica com seu comercio e cultura.
A cidade que deu o nome a uma civilização foi famosa e grandiosa “Roma” que fez surgir a partir dela um dos impérios civilizatórios da antiguidade expandindo o seu domínio pela Europa, Ásia e África dominando o mediterrâneo ou chamado “Mare Nostro”, observa-se que essa era composta por templos, palácios e composta de uma grande população no seu auge, criando meios para o entretenimento do povo dessa cidade o Circo Maximus e o Coliseu.
Com a chegada da idade medieval o processo urbano sofreu quedas e ocorreu uma ruralizarão da Europa, observa que a cidade que chama mais atenção no período era Constantinopla que virou o centro econômico e cultura entre a Ásia e Europa surgindo ali a capital da civilização Bizantina.
O processo de expansão das cruzadas proporcionou o renascimento comercial e urbano e o surgimento de cidades novamente, vemos o surgimento de cidades por onde passava as férias e cruzadas, o surgimento de cidades fortificadas, novamente a península italiana renasce com as rotas comerciais de Veneza.
Com o processo de expansão dos mares vemos o renascimento da cidade de Lisboa como centro marítimo comercial e logo ocorre a expansão nos mares, vem o surgimento de importantes cidades como Londres e as cidades das Colônias nesse período da modernidade surge um aumento gradativo das cidades e do processo urbano, ocorre o surgimento de cidades costeiras importantes nas colônias americanas, africanas e asiáticas.
O processo urbano ocorre no Brasil através de cidades costeiras como Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco e o Rio de Janeiro, temos nas Treze colônias inglesas a cidade de Nova York.
Com o crescimento do capitalismo pelo mundo proporcionou a criação de Megas cidades mundiais com mais de um milhão de habitantes em poucos séculos apareceram super cidades globais como São Paulo, Cidade do México, Nova York, Londres, Berlin, Pequim, Barcelona, Madri, Roma, Hong Kong, Tokio e Bali entre outras muitos saíram do campo e foram pra cidade em busca de emprego e meios para a sobrevivência diária diante de um mercado cada vez mais industrial e globalizado criando uma grande aldeia global.

Por fim podemos concluir que o processo urbano passa por um processo histórico e geográfico da socialização humana e das atividades desenvolvidas pelo homem ao longo da história possibilitou a criação de centros urbanos que ajudou muito e facilitou o crescimento urbano, porém ainda ocorre grande desigualdade social nesses centros urbanos.

3 comentários:

  1. Bruno, ainda que valha a intenção de trazer o conhecimento, mas uma das regras básicas que da credibilidade ao artigo é a observância às regras da Língua. Procure acurar seu léxico, pois no texto há muitos erros de Português. Também é necessário citar as fontes pesquisadas para dar amparo teórico àquilo que está sendo afirmado. Aperfeiçoe-se e terá futuro. Boa sorte.
    Edson.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, ainda que valha a intenção de trazer o conhecimento, mas uma das regras básicas que da credibilidade ao artigo é a observância às regras da Língua. Procure acurar seu léxico, pois no texto há muitos erros de Português. Também é necessário citar as fontes pesquisadas para dar amparo teórico àquilo que está sendo afirmado. Aperfeiçoe-se e terá futuro. Boa sorte.
    Edson.

    ResponderExcluir
  3. obrigado por sua contribuição não é um artigo acadêmico é só um rascunho que fiz...

    ResponderExcluir