Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 7 de março de 2015

A História da Arquitetura




Por: Bruno Ferreira

A História da arquitetura não deixa de ser uma subdivisão da história da arte e está muito ligada as formas e contornos que a arquitetura iria ganhar ao longo dos séculos através das mudanças de estética e formas que proporcionaria um avanço nas construções.
Observando a história começaremos pelo início desta arte fundamental para o ser humana, na pré história as formas de arquitetura mais conhecidas são ainda formas rudimentares de trabalhar a pedra em grandes monumentos como é o caso de Stonehenge, e posterior as formas de abrigo contra a chuva e intempéries climáticas naquele momento muitos não sabiam sobre o que era de fato arquitetura.
A forma racional de arquitetura só vai surgir na antiguidade através de várias civilizações como é o caso da Egípcia, Babilônica, Persa e Grega entre outras que utilizavam do desenho e da construção de monumentos ou palácios com formas e estilos diferentes o caso mais famoso de monumento da antiguidade que permanece até os dias de hoje é as pirâmides do Egito.
A partir que a vida cívica passava ganhar importância e a vida urbana ganhava outra organização vemos nascer cidades e prédios planejados como é o caso das cidades romanas e gregas o surgimento de uma arquitetura conhecida como clássica, a polis passou a ser incorporada tanto com prédios religiosos como também políticos.
Na idade média o homem volta-se para o religioso e com isso surge novamente os templos como centro de desenho arquitetônico é caso das catedrais góticas, onde imensas catedrais erguiam por toda Europa.
Na idade moderna vemos um grande surgimento de design arquitetônicos através de novas ideias como o renascimento colocando o homem a razão e o conhecimento no cetnro da sociedade e nas novas transformações que a sociedade europeia passava, temos o surgimento do maneirismo e a arquitetura barroca.
Com a chegada o século XVIII o mundo foi deixando as formas religiosas do barraco vindo da Europa para o surgimento do Neoclássico novamente a razão foi tomando conta das formas arquitetônicas, aplicando o clássico a uma nova forma.
As cidades cresceram mutio rápido e o papel da arquitetura tomou conta do mundo moderno o urbanismo virou matéria para as grandes faculdades durante o sec XIX mutios falam em uma crise na arquitetura diante do avanço rápido e tecnológico, porém na pós modernidade e no século XX um grande avanço na área ocorre no mundo com novos traços e formas com uma nova elegância surgindo em diferentes partes do mundo, e sem dúvida as vanguardas artísticas influenciaram as novas formas de arquitetura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário