Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 11 de julho de 2015

Tancredo de Almeida Neves (1910-1985)



Nasceu no dia 4 de março de 1910 em São João Del Rei, Minas Gerais. Diplomou-se em Direito pela Universidade de   Minas
Gerais e iniciou sua carreira política em 1933, quando filiou-se ao Partido Progressista.
Com a decretação do Estado Novo getulista, em 1937, interrompeu sua carreira, voltando à política em 1945, com a queda do Estado Novo. Foi eleito deputado federal em 1950 e em 1953, com o apoio de Juscelino Kubitschek, foi ministro da Justiça. Exerceu também os cargos de Primeiro-Ministro no governo de João Goulart e de governador do Estado de Minas Gerais em 1982.
Tancredo aceitou o desafio de se candidatar à Presidência da República e, com o apoio de Ulysses Guimarães venceu as eleições, sendo eleito o primeiro Presidente civil em mais de 20 anos, no dia 15 de janeiro de 1985. A posse estava prevista para o dia 15 de março mas, na véspera, Tancredo foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais e José Sarney tomou seu lugar interinamente. Depois de sete cirurgias, veio a falecer em 21 de abril de 1985, aos 75 anos de idade, vítima de infecção generalizada.

O Plano Cruzado

O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha  como
principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada.

Principais medidas econômicas do Plano Cruzado

-  Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada Cruzado tinha o valor de 1.000 Cruzeiros.
-  Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano.




Efeitos na economia

-       Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços;
-       Após alguns meses, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país.
-       No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.

A Constituição de 1988

A Constituição Federal Brasil de 1988, também conhecida como a Constituição Cidadã, foi a sétima constituição do Brasil desde a Independência. Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Possui 245 artigos, dividida em nove títulos. Esta Constituição é considerada a mais completa, principalmente, no sentido de garantir os direitos a cidadania para o povo brasileiro.

Principais características

-       Restabeleceu eleições diretas para os cargos de presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais;
-       Definiu o mandato presidencial de 5 anos;
-       Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos;
-       Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade;
-       Sistema pluripartidário;
-       Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc

Emenda da reeleição


-       Em 1997, foi elaborada uma emenda constitucional que abriu a possibilidade de reeleição para os principais cargos  do poder executivo (presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário