Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

Livros Recomendados

Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo Na História do Brasil
Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo Na História do Brasil
Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque “a concentração de calor na região lombar“ excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós – geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível...

A História dos Estados Unidos
História dos Estados Unidos
Como pode os Estados Unidos provocarem tanto ódio, a ponto de muita gente no mundo ficar feliz com ataques suicidas de fanáticos obscurantistas contra eles? Como pode uma cultura influenciar tantas outras e ostentar, muitas vezes, um provincianismo digno de rincões escondidos no espaço e no tempo? Nação que absorveu mais imigrantes que nenhuma outra na história, que respeita as diferenças criando etiquetas para as minorias, que incorpora cientistas do mundo todo em suas melhores universidades, que espalhou para o mundo o cinema e o jazz, séries de tv e calças jeans, padrão de magreza anoréxica e de seios inflados; país que defendeu a democracia em “guerras justas” e atentou contra ela em invasões injustificáveis. É sobre esse fascinante país que trata este livro. Primeira e única obra feita com olhar brasileiro, foi escrita por quatro especialistas da área, passando longe da visão maniqueísta com que o tema comumente é tratado. Obra de referência, essencial para quem não é indiferente (gostando ou não) às influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós.


O Capital de Karl Marx
O Capital de Karl Marx - Col. Clássicos do Pensamento EconômicoEste livro aborda as reflexões de Karl Marx e os problemas ainda atuais da economia, sugerindo mudanças para o sistema capitalista. As ideias de Marx podem ser praticadas por empresários que lidam com gestão de pessoas, incentivando o desenvolvimento individual e criativo dos seus funcionários.

A Riqueza das Nações de Adam Smith
A Riqueza das Nações de Adam Smith - Col. Clássicos do Pensamento Econômico
Com uma linguagem atual, o livro aborda as principais ideias de Adam Smith adaptadas aos dias de hoje, das finanças, dos negócios e da economia. Além disso, traz exemplos por uma perspectiva econômica e social, com base em reflexões sobre a ética nos negócios.

Sobre o produto Era dos Extremos - O Breve Século XX 1914/1991


Era dos Extremos - O Breve Século XX 1914/1991Aos 77 anos, Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores da atualidade, dá seu testemunho sobre o século XX. Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro, diz ele na abertura, por isso até agora me abstive de falar sobre ele. Agora, porém, neste livro fascinante, ele abandona seu silêncio voluntário para contar, em linguagem simples e envolvente, a história da era das ilusões perdidas.
A ESCRITA  da HISTORIA
A Escrita da Historia - Novas PerspectivasPeter Burke é um dos principais nomes da nova história britânica e especialista em história moderna européia. Neste volume, ele retorna às questões de método para apresentar as tendências recentes da prática historiográfica. Reunindo textos de alguns dos mais importantes historiadores contemporâneos, Burke oferece um painel geral das perspectivas e desafios do saber histórico do século X
APOLOGIA da HISTORIA
Apologia da História ou o Ofício de HistóriaFuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, 'Apologia da História ou O Ofício de Historiador' - publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre. Esta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, apresenta o texto em sua integralidade. Inclui também o Prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma Apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz. O leitor conhecerá neste livro o trabalho de um historiador que afirma o interesse da história, legitima uma ciência histórica e define práticas, objetivos e uma ética.

História do Brasil - 13ª Ed.
História do Brasil - 13ª Ed.
Autor: Fausto, Boris
Editora: Edusp
Cobrindo um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias, Boris Fausto narra aqui os fatos mais importantes da história brasileira. Ao analisar minuciosamente as grandes linhas de força que indicam o sentido de nossa formação, o autor detém-se no estudo de instituições fundamentais, como o sistema colonial, o sistema escravista e os regimes autoritários do século XX, dando ênfase às práticas sociopolíticas, sem deixar de enfrentar questões polêmicas, como as razões do abandono da escravidão dos índios pelos portugueses e a opção pelos africanos; a manutenção da unidade territorial brasileira em contraposição à fragmentação das colônias espanholas; ou ainda a difícil transição do regime autoritário para o democrático, nas últimas décadas. Dessa forma, esse livro oferece ao leitor orientação segura no estudo de nossa história, mantendo, ao mesmo tempo, uma postura aberta às suas diferentes interpretações.

A Era das Revoluções  - 1789 - 1848
A Era das Revoluções - 1789 - 1848
Editora: Paz e Terra
Hobsbawn mostra, neste livro, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial inglesa abriram o caminho para a renascença das ciências, da filosofia, da religião e das artes; mas não conseguiram resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais, que transformaram este período numa conturbada fase de movimentos revolucionários.
Brasil - Uma História
Brasil - Uma História
Editora: Leya Brasil
"Brasil, uma história" é um rico panorama de toda a História do Brasil, do descobrimento em 1500 ao governo Lula em 2010. O relançamento desta obra - revista e ampliada - marca, também, o retorno de um escritor best-seller às livrarias: Eduardo Bueno. O autor que criou e divulgou o gênero de obras sobre a História do Brasil com uma linguagem interessante e atraente para todos. Como o próprio Eduardo gosta de explicar, seu principal objetivo é tirar a História da sala de aula - essa história que, muitas vezes, é tão massante e chata. E apresentá-la como algo vivo e dinâmico, uma aventura da qual participamos.
1822
1822
Editora: Nova Fronteira
Em seu novo livro, Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808, que contava a história da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, mostra como o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado, deu certo em 1822 por uma notável combinação de sorte, improvisação, acasos e também liderança - um momento de grandes sonhos e muitos perigos.

1808
1808
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

Uma Breve História do Mundo
Uma Breve História do Mundo
Editora: Fundamento
"É como ver a paisagem pela janela de um trem era movimento", afirma Geoffrey Blainey: um dos mais aclamados historiadores da atualidade. Em "Uma Breve História do Mundo", o autor faz um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente compilada desde seus primórdios até os frenéticos dias que vivemos.
Uma Breve História do Século XX - 2ª Ed.
Uma Breve História do Século XX - 2ª Ed.
Editora: Fundamento
Mais uma vez, o autor de "Uma Breve História do Mundo", Geoffrey Blainey, surpreende os leitores. Em "Uma Breve História do Século XX", você vai se surpreender com uma descrição vibrante e apaixonada dos cem anos mais fascinantes da história.
As duas maiores guerras, a ascensão e queda dos regimes comunistas, o maior colapso econômico já vivido, ...
Panorama Geográfico do Brasil 2ª Grau
Panorama Geográfico do Brasil 2ª Grau
Autor: Adas, Melhem
Editora: Moderna

Nos últimos anos, a geografia tem passado por transformações conceituais significativas e vem adotando uma análise integrada dos aspectos socioeconômicos, físicos e ambientais que se manifestam no espaço geográfico. Na reedição desta obra, evidencia-se a preocupação do autor em oferecer um aparato conceitual que possa auxiliar o estudante a compreender melhor os processos e as transformações espaciais em curso no Brasil. Também é clara a intenção de estimular os estudantes a adotarem atitudes conscientes e que colaborem para a resolução dos grandes problemas, como, por exemplo, os causados por intervenções inadequadas e irresponsáveis do ser humano sobre o meio ambiente.

Raízes do Brasil
Raízes do Brasil
Editora: Cia das Letras
Nunca será demasiado reafirmar que Raízes do Brasil inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor. A incapacidade secular de separarmos vida pública e vida privada, entre outros temas desta obra, ajuda a entender muito de seu atual interesse. E as novas gerações de historiadores continuam encontrando, nela, uma fonte inspiradora de inesgotável vitalidade. Todas essas qualidades reunidas fizeram deste livro, com razão, no dizer de Antonio Candido, "um clássico de nascença". 
 Casa Grande & Senzala - 51ª Edição 2006
Casa Grande & Senzala - 51ª Edição 2006
Editora: Global
Publicado em dezembro de 1933, "Casa-Grande & Senzala" teve - e tem até hoje - enorme repercussão junto ao público. É uma obra indispensável para a compreensão da alma e da identidade do Brasil moderno. Mesclando a linguagem das ciências sociais com o texto histórico-literário, Gilberto Freyre, atendendo suas próprias expectativas, fez com que este livro - mesmo após setenta anos de sua publicação - se mantivesse vivo, atual, sendo considerado uma das mais importantes obras que retrata o pensamento brasileiro e que continua encantando e seduzindo os leitores. Esta 47ª. Edição traz a apresentação escrita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além da atualização e revisão das notas bibliográficas e dos índices onomástico e remissivo. 


O Povo Brasileiro - Ed. De Bolso
O Povo Brasileiro - Ed. De Bolso
Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e sobre as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este que é o seu livro mais ambicioso. Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Uma nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical, mais alegre, porque mais sofrida, e melhor, porque assentada na mais bela província da Terra.
História Mundial - Col. Guia Ilustrado Zahar
História Mundial - Col. Guia Ilustrado Zahar
Autor: Philip Parker
Editora: Jorge Zahar
O objetivo da história é tentar dar sentido e ordem a maneira como vemos o passado. Mas selecionar os fatos que merecem destaque e os personagens mais importantes parece tarefa das mais difíceis, quando o objetivo é contar a história mundial. Philip Parker, porém, conseguiu revelar a trajetória da humanidade de forma clara e compreensível e preparou um guia completo, de fácil consulta, que trata da pré-história aos dias de hoje. A ascensão e queda do Império Romano; as antigas civilizações incas, maias e astecas; os grandes impérios do Oriente; o Iluminismo; as revoluções Americana, Francesa e Russa; as duas Guerras Mundiais; o 11 de Setembro, a globalização e a Guerra do Iraque e do Afeganistão. Todos estes fatos e muitos outros estão claramente explicados, ordenados de forma cronológica, com mapas que revelam a organização do mundo no período e uma série de lindas ilustrações. A última seção do livro ainda reúne uma série de quadros com informações complementares, como, por exemplo, os reis e governantes, as grandes descobertas científicas, os mestres das artes e os avanços da medicina. O leitor vai entender melhor o que fez de nós quem somos e como o mundo se tornou o que é hoje.


Aqui indico livros sem cunho e com cunho cientifico são leituras que eu gostei...

25 comentários:

  1. Os livros de Laurentino Gomes não têm base científica. Não recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A historiografia não tem base científica, mas é apenas a interpretação pessoal de um autor.

      Excluir
    2. A historiografia não tem base científica, mas é apenas a interpretação pessoal de um autor.

      Excluir
    3. Não tem base? Você sabe o que são documentos primários? Quanto besteira sem base!😠

      Excluir
    4. Não tem base? Você sabe o que são documentos primários? Quanto besteira sem base!😠

      Excluir
  2. Muito bom, pretendo cursar história e essas dicas de livros foram exelentes.

    ResponderExcluir
  3. claro que é um apanhado e não contempla a tudo que a história produz de acadêmico é alguns livros que acho interessante o campo da historia é muito vasto em leitura e autores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que professores e historiadores costumam criticar as obras de Laurentino Gomes como "Sem base científica"?

      Excluir
    2. porque ele é jornalista e não um historiador...

      Excluir
  4. Prime período de histórias quais livros Vc sugere?.

    ResponderExcluir
  5. Prime período de histórias quais livros Vc sugere?.

    ResponderExcluir
  6. Quero comprar o livro Os sumérios e sua relação com a origem de Fernando Pessoa Pinto, no entanto, nunca ouvi falar desse autor e o livro é bem caro e promete uma abordagem séria e abrangente sobre esse assunto. Alguém já leu esse livro? Recomenda? E sobre o autor, o que sabem sobre ele?

    ResponderExcluir
  7. As dicas de leitura são ótimos, pretendo comprar alguns desses livros para minha leitura.

    ResponderExcluir
  8. gostei os livros onde posso encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai encontrar todos no MercadoLivre.

      Excluir
  9. Bem existe dessa excelente relação, minha crítica negativa se dá em cima da obra do Bueno, para mim, uma espécie de vídeo show da História, suas fontes são questionáveis e quando as aplica tenta adaptar os fatos a teoria, e geralmente buscando um ponto nevrálgico para deixa lo mais atraente, migrando para pontos especulativos, que um leitor leigo ou desatento não percebe!

    ResponderExcluir
  10. Bem existe dessa excelente relação, minha crítica negativa se dá em cima da obra do Bueno, para mim, uma espécie de vídeo show da História, suas fontes são questionáveis e quando as aplica tenta adaptar os fatos a teoria, e geralmente buscando um ponto nevrálgico para deixa lo mais atraente, migrando para pontos especulativos, que um leitor leigo ou desatento não percebe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamo saber de qual livro do Eduardo Bueno voce está falando.Como todo historiógrafo Bueno foi se aprimorando graças a venda de seus primeiros trabalhos.Em A Coroa, a Cruz e a Espada ele se aprimotou.Quanto ao videoshow é um dos poucos programas que ajudam na formação do espectador de teledramaturgia e história da televião, disciplinas estudadas em Comunicação Social e midiologia.

      Excluir
  11. Na época em que fiz vestibular, usava-se muito a triade História das Sociedades (primitivas, moderna e do Brasil ). Por que esses livros nao sao mais citados?

    ResponderExcluir
  12. Na época em que fiz vestibular, usava-se muito a triade História das Sociedades (primitivas, moderna e do Brasil ). Por que esses livros nao sao mais citados?

    ResponderExcluir
  13. Parei de ler quando citou os livros de Laurentino Gomes. Não recomendo!!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Pelo amor de Deus! Quero comprar vários livros interessantes à um amigo. Ele é mestre na área de História( história de Goiàs) e ministra aula de museologia. Algum anjo poderia me indicar uma leitura supeeeer interessante e inédita, que não tem erro? Precisa nem tanto ser enfoque em história do Brasil -até porque acredito que ele já leu tudo, desde o Marechal Deodoro rsrs. INDIQUEM! :*

    ResponderExcluir