Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

Vestibulares

 O que é Vestibular?


Vestibular (ou, mais propriamente, exame vestibular) designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades. Também designados de exames de acesso ao ensino superior em Portugal.
O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. É o mais importante critério de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Tem maior significado nas instituições públicas, que por sua gratuidade, são geralmente mais procuradas. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade.
Os exames vestibulares mais concorridos são normalmente aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas. Tais exames são aplicados por fundações ou comissões especialmente criadas para tal fim. Há também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorridos.
O vestibular atualmente é oferecido em mais de 2665 universidades autorizadas pelo MEC.

Estrutura da prova

A estrutura das provas varia de acordo com a instituição responsável pela prova e algumas vezes uma mesma instituição utiliza diferentes métodos ao longo dos anos e dependendo do objetivo da prova.
Algumas instituições costumam dividir o o exame em duas fases distintas:
  • Primeira fase: O candidato deve responder a questões de múltipla escolha, compreendendo as matérias Língua inglesa ou Língua Espanhola ou ainda Língua Francesa , Língua portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática e Química dependendo da instituição ter outras opções como Sociologia, Filosofia e até Artes.
  • Segunda fase (exige que o candidato tenha se classificado na primeira fase): O candidato deve responder a questões na forma escrita de acordo com a faculdade que ele deseja freqüentar. Por exemplo, um candidato a Engenharia deve atender às provas de Língua portuguesa, Matemática, Física e Química.
Outras permitem que o candidato preste a prova via internet enquanto outras demandam uma maior vigilância sobre o candidato, tendo uma enorme estrutura para a execução da prova para milhares de candidatos em apenas um dia.
Recentemente o governo brasileiro tomou medidas no tocante a incentivar que as notas do Exame nacional do ensino médio fossem levadas em consideração para a colocação do candidato nas provas vestibulares.

 Abaixo Provas dos Vestibulares. "em breve".


ENEM 
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

http://http://www.mec.gov.br/
http://http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

2013

2012

2011

2010

2009


UNESP
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

http://vestibular.unesp.br/
http://www.unesp.br/

2013

2012

2011

2010

2009




FUVEST


Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é uma instituição autônoma, responsável pela realização dos exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo. O Vestibular FUVEST seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Realizado em duas fases, é o maior vestibular do Brasil, com quase 140.000 inscritos,

Primeira Fase
  • A primeira fase, do gênero múltipla escolha, é realizada no fim de novembro. Em cinco horas, deve-se responder 90 questões—16 de Língua Portuguesa; 10 de Matemática,FísicaQuímicaBiologiaGeografia e História; 5 de Língua Inglesa e 9 interdisciplinares. Cada uma possui cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Para não ser desclassificado da seleção, são necessários, no mínimo, 27 acertos, e estar dentro da nota de corte que varia de acordo com o curso. Não será desclassificado o aluno que efetuar zero pontos em uma materia especifica, desde que faça o mínimo de 27 pontos e a nota corte. Desde 2009, quando se sucederam os problemas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio, a FUVEST não mais utiliza a nota do exame para acréscimo.

Segunda Fase
  1. A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas. A primeira delas (Português e Redação) compreende a elaboração de uma redação e 10 (dez) questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática e literatura. A prova de Português e Redação vale 100 pontos, sendo 50 destinados à Redação, e é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.
  2. A segunda prova é constituída de 16 questões, de igual valor, sobre as disciplinas que constituem o núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e contém algumas questões Interdisciplinares. Esta prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos de segunda fase.
  3. A terceira prova é formada por 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas. Esta prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.
  4. Algumas carreiras exigem também uma prova de Habilidades Específicas, antecipada ou não, realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, que também vale 100 pontos, sendo parte integrante da segunda fase.

http://http://www.fuvest.br/

2013

2012

2011

2010

2009

Um comentário: